Projetos

 

SGSMobile – Uma Aplicação Móvel para Geração e Correção de Simulados (03/2008 - 07/2008)

Equipe:    Paulo Afonso Parreira Júnior, Heitor Augustus Xavier Costa

A facilidade de acesso a dispositivos que permitam a mobilidade de seus usuários tem contribuído para a expansão da computação móvel, atingindo diferentes setores da sociedade. Estes dispositivos apresentam limitações de recursos, introduzindo novos requisitos e desafios para o desenvolvedor de software. Desta forma, o desenvolver deve, além de atender os requisitos do seu cliente, buscar soluções para estes desafios.

Este trabalho relaciona os desafios encontrados para desenvolver uma aplicação móvel para um telefone celular, apresentando o Sistema para Geração de Simulados (SGSMobile), desenvolvido utilizando arquitetura cliente-servidor. A aplicação cliente acessa informações sobre tópicos e questões, armazenadas no servidor, relacionadas a um curso escolhido pelo usuário. O acesso a estas informações pode ser realizado por qualquer pessoa e em qualquer lugar desde que tenha a aplicação cliente instalada em seu telefone celular. São utilizadas as tecnologias WebServices e J2ME.

Software Educacional para o Ensino de Sistemas Operacionais (01/2008 - 06/2009)

Equipe:    Fabrício Pereira Reis, Heitor Augustus Xavier Costa

Atualmente, há diversas linhas de pesquisa e desenvolvimento que buscam melhorar ou criar métodos de ensino em diferentes áreas do conhecimento. Assim, produtos de software educacionais gráficos animados são largamente usados como ferramentas para ilustrar de maneira mais atrativa e detalhada o desenrolar da teoria apresentada aos alunos na sala de aula. Desta forma, docentes estão em constante busca por produtos de software como este para incluírem nas aulas. Com o aumento de seu uso, a Internet tornou-se um aliado forte do ensino devido ao seu poder de alcance e a sua praticidade. Dessa forma, este trabalho apresenta os resultados alcançados após o estudo analítico comparativo da teoria com a prática das políticas de gerência de processos e de gerência de memória existentes na literatura. Para isso, foi desenvolvido um produto de software educativo, TBC-SO/WEB (Treinamento Baseado em Computador para Sistemas Operacionais via Web).

Este produto de software utiliza recursos gráficos animados com interface para a Web empregando a tecnologia Java (J2SE – Standard Edition) para propiciar seu uso por várias pessoas e em qualquer lugar que tenha um computador com acesso a Web e a máquina virtual Java (JVM – Java Virtual Machine). Em especial, esse ambiente educacional busca contribuir com a qualidade de ensino da disciplina de sistemas operacionais e outras que englobam tais conteúdos nos cursos de graduação em Computação e Informática.

SGSO – Sistema Baseado em Lógica Fuzzy para Geração e Correção de Simulados Via Web (08/2007 - 12/2007)

Equipe:    Paulo Afonso Parreira Júnior, Heitor Augustus Xavier Costa

Alguns problemas foram observados no decorrer do curso de Introdução à Microinformática do projeto Semear – UFLA – 2007/1, tais como, os resultados das provas teóricas e práticas eram insatisfatórios, o tempo dispensado na elaboração de exercícios em sala de aula atrasava o cronograma do curso e não havia um feedback contínuo para o professor sobre o desempenho da turma durante o curso.

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema que minimize, estas dificuldades encontradas por meio da criação de uma ferramenta que elabore simulados via web. A geração de simulados via web possui algumas vantagens a saber: i) permitir ao aluno auto-avaliar-se a qualquer momento e em qualquer lugar, bastando ter acesso a internet; ii) oferecer ao professor um processo de avaliação rápido e com feedback imediato; e iii) descrever uma abordagem modular, visto que o aluno pode selecionar os tópicos do curso que deverão ser incluídos no simulado.

O sistema possui uma base de dados que armazena questões agrupadas por curso e por tópico, sendo que cada questão contém informações sobre a incidência de acertos e erros da mesma. Assim, é possível classificar as questões de acordo com seu nível de dificuldade. A lógica fuzzy é utilizada para fornecer suporte ao controle de tomada de decisão para escolha das questões. O resumo de cada simulado resolvido contém informações sobre o aluno que o resolveu, a data e o desempenho deste aluno, identificando o percentual de acertos e erros. Este resumo fica armazenado, gerando um histórico do aluno que pode ser acompanhado pelo professor.

Software para Dispositivos Móveis para Diagnosticar Superfícies Usinadas em Madeira (06/2007 - 03/2008)

Equipe:    Igor Ribeiro Lima, Heitor Augustus Xavier Costa, José Reinaldo Moreira da Silva, Marcelo Martins e Antônio Maria Pereira de Resende

Na qualificação de superfícies usinadas em madeiras, a norma ASTM D 1666-67,1985 é utilizada por pesquisadores e centros moveleiros. O principal problema dessa qualificação está na subjetividade do método, que apresenta diferenças nos resultados de diferentes avaliadores. O presente trabalho teve como objetivo apresentar um Sistema Especialista Móvel capaz de diagnosticar as superfícies usinadas em madeira. Esse sistema trata-se de um programa de computador que utiliza o conhecimento representado explicitamente para resolver problemas que surgem ao diagnosticar as superfícies usinadas em madeira. Para a implementação desse sistema, foram utilizados conceitos básicos da lógica fuzzy e algumas técnicas que viabilizam o cálculo com variáveis linguísticas. A representação e o processamento do conhecimento que utilizam as variáveis linguísticas são modeladas e interpretadas por meio de sistemas e modelo de inferência fuzzy.

Além desses conceitos matemáticos, a linguagem de programação Java foi utilizada em sua versão micro edition (J2ME). Os valores do percentual e intensidade dos defeitos da superfície usinada foram as duas variáveis de entrada no programa para a qualificação dessa superfície. A utilização da linguagem Java promoveu maior portabilidade no que diz respeito à aplicabilidade do sistema no processo decisório do diagnóstico da superfície usinada. Os resultados preliminares mostraram que o software simulou o conhecimento humano e a experiência dos especialistas em madeira, manipulando as informações sobre a superfície usinada de forma inteligente. Assim, o Sistema Especialista Móvel foi capaz de atribuir notas de avaliação para a superfície usinada apenas com o valor do percentual e intensidade de seus defeitos. Em suma, este Sistema Especialista Móvel fornecerá suporte para os pesquisadores e centros moveleiros na qualificação da superfície usinada, padronizando as avaliações realizadas por diferentes profissionais, reduzindo o tempo e os custos da operação.

Um Software para Preenchimento On-Line de Avaliação Docente (07/2006 - 12/2006)

Equipe:    Paulo Afonso Parreira Júnior, Heitor Augustus Xavier Costa

Nas universidades, há a necessidade dos docentes preencherem um formulário correspondente a sua avaliação semestral, onde eles devem relatar as suas atividades realizadas no semestre. As informações neste formulário são utilizadas para a progressão funcional do docente em sua carreira, seja em nível horizontal ou em nível vertical. Uma vez que este formulário é preenchido manualmente, ele pode conter erro, prejudicando profissionalmente o docente. Além disso, diversos órgãos da universidade podem emitir documentos oficiais (portarias), designando o docente a participar de uma comissão de trabalho; sendo esta designação importante para a sua avaliação.

Assim sendo, o software desenvolvido permite a automação do preenchimento deste formulário, facilitando não apenas o seu preenchimento, mas o não esquecimento de informações relevantes que contribuirão para a progressão funcional do docente. Este software foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Java, mais especificamente J2EE (Java Enterprise Edition), devido a uma das principais características Portabilidade, e está disponível para ser acessado e utilizado, como teste de usabilidade, na rede mundial de computadores – Internet. As informações incluídas neste software estão armazenadas no Sistema Gerenciador de Banco de Dados MySql, que está em um computador servidor de banco de dados e páginas Web. Desta forma, o software localiza as informações em um único espaço de armazenamento, possibilitando a evolução do software para outras necessidades da universidade. Não teve custo para desenvolvimento deste software, uma vez que as ferramentas tecnológicas utilizadas são produtos de software gratuitos.

Software Educacional para o Ensino de Geometria Analítica e Álgebra Linear (06/2006 - 06/2007)

Equipe:    Igor Ribeiro Lima, Maria do Carmo Pacheco de Toledo Costa e Heitor Augustus Xavier Costa

A quantidade de informações e a evolução tecnológica tornam necessária a presença de profissionais persuasivos e inovadores; capazes de unir inteligência e dinamismo buscando soluções aos problemas do mundo real. Uma linha de pesquisa está direcionada para a tendência de usar ferramentas computacionais no ensino, pois se percebe um melhor resultado no aprendizado por meio de atividades práticas de desenvolvimento de simuladores e ferramentas visuais didáticas de representação de conceitos abstratos. As ferramentas computacionais (por exemplo, software educacional) permitem o ensino da matemática de modo inovador, reforçando o papel da linguagem gráfica e revitalizando a importância do cálculo. Além disso, abre-se um leque de possibilidades em função de inúmeras simulações que podem ser realizadas e de questionamentos que podem e precisam ser estabelecidos.

Hoje, recomenda-se a aprendizagem da matemática usando ferramentas computacionais; com ferramentas exploratórias, é possível uma certa aproximação dos materiais concretos, ajudando os alunos na construção de raciocínios formais. Esse trabalho vai ao encontro dessa aproximação, propondo um software educacional (TBC-GAAL/WEB) a ser usado em disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear. O TBC-GAAL/WEB cria novas e promissoras perspectivas de expansão dos limites de sala de aula, permitindo aos alunos uma forma independente de construir seu conhecimento matemático; ele permite também: i) aliar teoria e prática, desenvolvendo o espírito crítico do aluno; possibilitar uma abordagem interdisciplinar; ii) trocar experiências e viabilizar o processo de aprendizagem em grupo; e iv) contribuir tecnologicamente à sociedade.

Gerenciamento e Controle Acadêmico: Uma Aplicação Wireless (08/2005 - 07/2006)

Equipe:    Carlos Eduardo Magalhães Cobucci e Heitor Augustus Xavier Costa

Atualmente, vive-se em um mundo onde a informação é a principal ferramenta de pessoas, empresas e instituições, aliadas a quaisquer ramos de atuação. Juntamente com a Internet, considerada o maior repositório de informações do mundo, se fez despontar um mercado totalmente novo, o de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, trazendo maior flexibilidade à elaboração de aplicações. Surgiu, conseqüentemente, a necessidade de implantar e redistribuir aplicações de desktop para usuários móveis.

Aliado a essa tendência, organizações tem-se mostrado confiantes em incluir um elemento móvel em suas aplicações existentes, uma vez que os benefícios proporcionados por tais soluções continuam grandemente reconhecidos. Paralelamente a essa situação, felizmente, avanços no hardware, na rede e na tecnologia sem fio (wireless) serviram de apoio aos avanços na tecnologia de desenvolvimento de produtos de software e ajudaram a tornar esse desejo uma realidade.

Como motivação principal do projeto tratado, avaliou-se de forma extremamente produtiva e eficaz a implantação de soluções móveis na área acadêmica. A utilização de dispositivos móveis por parte de um usuário nessa área pode variar desde atividades mais individualizadas, como a leitura de notícias, até outras com mais envolvimento, como aprendizagem interativa. Além desses ramos de atuação, pode-se destacar, também, a relação de comunicação existente entre instituições de ensino e pessoas que têm algum vínculo com estas. A troca de informações entre esses entes é constante e individualizada, fazendo com que tarefas simples, como manipulação de matrículas, cadastramento e recuperação de dados, tornem-se extremamente maçantes e exaustivas.

Visto isso, deseja-se elaborar um projeto sob a tecnologia de comunicação wireless, que simule, via produto de software, através de um dispositivo móvel, todo o processo de Gestão Acadêmica em uma instituição de ensino superior. O objetivo resume-se, portanto, a desenvolver uma aplicação que possa tanto servir de apoio aos sistemas desktop já implantados, como também funcionar de forma singular e auto-contida, ou seja, sem a interferência de outros sistemas. A comunicação, feita sob a arquitetura cliente-servidor, permitirá que usuários (alunos, professores e funcionários) possam interagir com a instituição à qual pertencem através de um dispositivo móvel.

Desenvolvimento e Manutenção de Produtos de Software: Os Casos CPPD e CPPTA (03/2005 - 12/2006)

Equipe:    Marcos Vinícius Soares e Heitor Augustus Xavier Costa

A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Universidade Federal de Lavras possui, dentre suas funções, o objetivo de manter um cadastro dos docentes da universidade, bem como controlar o regime de trabalho e avaliar o desempenho para progressão funcional dos mesmos. Atualmente, existe este cadastro, porém, ele é armazenado de forma precária, sendo que a maioria dos dados se encontra em planilhas e documentos impressos. Surgiu, então, a necessidade de se desenvolver um produto de software com o objetivo de facilitar este cadastro e o controle dos demais processos dos docentes, sendo possível, também, coletar informações dos mesmos através de relatórios, o que não ocorria anteriormente.

A Comissão Permanente de Pessoal Técnico Administrativo (CPPTA) da Universidade Federal de Lavras possui, dentre suas funções, o objetivo de manter um cadastro dos técnicos administrativos da universidade, bem como avaliar o desempenho para progressão funcional dos mesmos. Atualmente, existe este cadastro, porém, ele é armazenado de forma precária, sendo que a maioria dos dados se encontra em planilhas e documentos impressos. Surgiu, então, a necessidade de se desenvolver um produto de software com o objetivo de facilitar este cadastro e o controle dos demais processos dos técnicos, sendo possível, também, coletar informações dos mesmos através de relatórios, o que não ocorria anteriormente.Portanto, será proposta a criação de dois produtos de software com o intuito de suprir ambas necessidades.

Software para Reconhecimento de Voz Aplicado a Fonoaudiologia (07/2005 - 06/2006)

Equipe:    Rodrigo Pereira Moreira e Heitor Augustus Xavier Costa

O projeto tem como objetivo inicial estudar as técnicas que levaram a criação dos algoritmos de reconhecimento vocal e de suas aplicações atuais com enfoque na fonoaudiologia e nas possibilidades de tratamentos que poderiam ser conquistadas com seu uso em conjunto com as técnicas fonológicas.

A motivação para esse projeto devesse a necessidade de novas ferramentas para o estímulo áudio-visual-motora que é cognitiva para construção do conhecimento pedagógico e da produção da linguagem humana que vão além do trabalho “estímulo e resposta”. Sendo que a construção desses novos instrumentos se tornou possível em grande parte pela rapidez da informatização e pelo surgimento de algoritmos de reconhecimento de voz. Outro motivo pode ser citado é o ponto de vista pelo lado social, pois um dos objetivos e o barateamento do custo dos produtos de software aplicados a fonoaudiologia.

Sendo assim, será proposta a criação de um produto de software que gerenciará o a interface para detecção de erros fonéticos da fala e de sua manipulação dentro dos preceitos da fonoaudiologia, fornecendo, assim, mais uma ferramenta para o tratamento de pacientes.

Desenvolvimento de Ambientes Gráficos para o Ensino de Estruturas de Dados e Algoritmos em Grafos para WEB (03/2005 - 02/2006)

Equipe:    Rodrigo Pereira dos Santos e Heitor Augustus Xavier Costa

A crescente quantidade de informação e a tecnologia gerada atualmente tornam cada vez mais necessária a presença de profissionais de caráter persuasivo e inovador, que sejam capazes de unir inteligência e dinamismo na busca por melhores soluções dos problemas apresentados pelo mundo real, e isso encontra seu principal pilar nas metodologias de ensino aplicadas durante o estágio universitário, principalmente na área de Computação e Informática.

Com o intuito de produzir melhores resultados no processo de aprendizagem nessas áreas, faz-se constante a necessidade de atualização das didáticas de ensino de forma geral, procurando transformar processos abstratos em concretos através de produtos de software que possibilitem melhor compreensão dos tópicos abordados e maior interação entre aluno - objeto de trabalho. Isso encontra sua maior barreira nos processos iniciais dos cursos relacionados, quando do contato com a programação, o raciocínio lógico e o estudo de grafos.

Um dos grandes ramos iniciais de estudo do graduando da área se encontra na teoria de grafos, que tem origem relativamente recente (século XVIII) e apresenta extensiva utilização em matemática aplicada, pois demonstrou ser uma poderosa ferramenta para a modelagem de diversas situações reais em física, química, biologia, engenharia elétrica e pesquisa operacional. Entretanto, seu estudo e os algoritmos relacionados muitas vezes são de difícil imaginação, o que gera uma antítese. Portanto, torna-se um grande desafio para professores e coordenadores de cursos da área promover mudanças que possam impulsionar as capacidades intelectuais para que estudantes possam contribuir mais e mais para a evolução global.

Os problemas apresentados na compreensão de tais conceitos encontram sua raiz ainda durante a formação básica, o que caracteriza uma importante linha de pesquisa na metodologia educacional: o iniciante do curso superior traz uma bagagem cultural que não serve apenas para o apropriado desenvolvimento de um estudo acadêmico, mas até atrapalha o desenvolvimento do estudo. Ele vem de uma experiência de estudante de disciplinas desenvolvidas em torno do paradigma de apresentação de resposta e soluções, usualmente da velha e surrada didática diretiva, ao invés de focar no processo de questionamento. Com certeza, sem uma radical mudança cultural de atitude e comportamento, este indivíduo dificilmente poderá ser um profissional de Computação adequado, visto que é preciso desenvolver a capacidade de buscar a resposta através de novas perguntas que levem à resposta da questão original. A formação do profissional em Computação deve incitar o desenvolvimento de raciocínio crítico, a solução de problemas, a aplicação de métodos de pesquisa e o desenvolvimento profissional contínuo.

Uma outra linha de pesquisa realizada é aquela direcionada para a tendência de utilizar ferramentas computacionais como ambientes de estudo, pois a partir de observações dentro de disciplinas de graduação, percebe-se também um melhor resultado no aprendizado por meio de atividades práticas de desenvolvimento de simuladores e ferramentas visuais didáticas de representação de conceitos abstratos. Além disso, acompanhando esse desenvolvimento, a linha acopla contribuições dos pesquisadores para novas estratégias de transmissão de conhecimentos, promovendo a ampliação do acervo existente e a melhor organização de currículos para o mercado de trabalho, e acesso facilitado de tais recursos inovadores através de suporte via Web.

Dentro dessa esfera, percebe-se que cada ramo profissional deve ser embasado de acordo com sua própria definição, através da idéia de meta-educação. E é de encontro a isso que este trabalho propõe um estudo denso de applets para disponibilizar via Web o produto de software baseado em algoritmos e estruturas de dados (em desenvolvimento), e da teoria de grafos, para o desenvolvimento de uma nova ferramenta computacional didática (software educacional), dentro da mesma linha de pesquisa seguida, que torne o ensino deste conteúdo – básico para o estudo em Computação avançada que promove a resolução de problemas de otimização – mais prático e abrangente. Além disso, propõe o acompanhamento da primeira turma a utilizar o processo de software para ensino de algoritmos e estruturas de dados e, dentro da possibilidade de tempo, de forma a não fugir do escopo do projeto, pretende-se deixar uma contribuição a respeito dos problemas que a educação básica gera sobre a formação de futuros profissionais nas áreas de Computação e Informática.

Manutenção e Documentação do Portal Corporativo da 6ª Região da PMMG (03/2004 - 01/2005)

Equipe:    Daniela de Souza Machado e Heitor Augustus Xavier Costa

A necessidade da mudança de um sistema de software é motivada, principalmente, pela insatisfação dos usuários com a sua utilização e, conseqüentemente, pela falha em sua usabilidade. Baseado nas características de usabilidade do sistema de software em questão, surgem fatores de motivação para o desenvolvimento deste trabalho, os quais se referem às atividades de manutenção e de documentação do sistema de software. Em relação à manutenção, motivações surgem devido às falhas e às necessidades apontadas por usuários do Portal Corporativo da 6ª RPM. Estas falhas não têm possibilitado o uso de forma satisfatória do sistema de software, uma vez que algumas informações essenciais dentro da organização não estão presentes no portal, devido à falta de funções que permitem sua manipulação. Ou seja, visto que estas informações são dinâmicas, a funcionalidade do portal deve permitir este dinamismo.

Além disso, inconsistências e falta de padronização de terminologias utilizadas na implementação estão presentes no sistema de software como um todo, abrangendo tanto a base de dados (banco de dados) quanto o código fonte. Isto pode causar efeitos prejudiciais ao bom funcionamento do sistema, bem como à sua integridade. Ainda em relação à manutenção, existe a necessidade de maior dinamismo do conteúdo de algumas páginas presentes no portal, para que as informações possam ser melhor manipuladas por quaisquer usuários responsáveis por estas operações de manipulação. Pois, uma vez presente este dinamismo, não há necessidade de alterar o código fonte da página, possibilitando até mesmo usuários leigos realizar operações como: inclusão, alteração e remoção de informações. Há também a necessidade de modificar a interface com o usuário, para que características de usabilidade estejam presentes no sistema de software.

Por fim, em relação à documentação do produto de software um fator de motivação surge devido à falta de modelos que deveriam ter sido gerados antes da sua construção, o que facilitaria sua manutenção e, posteriormente, sua reutilização. Assim, com o crescimento contínuo do Portal da 6ª RPM, está cada dia mais complexo realizar a sua manutenção e a reutilização dos sistemas ora construídos. O objetivo deste trabalho foi  realizar a manutenção, que tem por finalidade auxiliar os usuários na utilização do Portal Corporativo da 6ª RPM, facilitando o seu aprendizado, a obtenção e a disponibilidade de informações necessárias de forma adequada e satisfatória. Além disso, prover o portal de uma documentação eficiente, através da modelagem e da descrição das entidades e da funcionalidade do sistema, para que futuras modificações possam ser realizadas sem deparar-se com problemas como, a falta de compreensão do sistema de software.

Software Educacional para o Ensino de Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação (03/2004 - 02/2005)

Equipe:    Rodrigo Pereira dos Santos e Heitor Augustus Xavier Costa

A busca por melhores métodos de educação para cursos que se embasam em Computação e Informática é uma preocupação constante de professores e coordenadores de curso na área, pois a cada dia novas tecnologias são desenvolvidas e novos conceitos precisam ser incorporados à formação universitária, para que sejam formados bons profissionais para o mercado.

Um grande desafio que está vinculado à essa formação de novos recursos humanos para a área, é a forma de estruturar o ensino de programação e desenvolvimento de algoritmos, em quaisquer dos cursos escolhidos de Computação e Informática. Atualmente, o ensino de algoritmos busca nas Ciências Exatas seu pilar de sustentação, pois disciplinas nessa área despertam o raciocínio lógico-matemático para resolução de problemas. Mas, isso deve ser mais uma das ferramentas para o estudante e não a sua única fonte, pois a sua formação futura será muito ampla.

O conceito de programação é a arte ou a técnica de construir e formular algoritmos de uma forma sistemática. Esse conceito induz que o ingresso tem um dom (arte) de programar ou ele pode aprender as técnicas necessárias a aprimorar seu conhecimento. Logo, ao ingressar em um curso superior na área, ele deve ter sua base bem sedimentada, para que fique apto a prosseguir de maneira positiva durante os seus estudos. Com isso, professores de disciplinas relacionadas à programação e coordenadores de curso sentem a grande responsabilidade de estar buscando e aperfeiçoando sua maneira de conduzir a estrutura disciplinar e curricular dos graduandos em seus estágios iniciais da universidade.

Este trabalho propõe um estudo denso na área de algoritmos e estruturas de dados, para o desenvolvimento de uma ferramenta computacional didática (software educacional) que torne o ensino deste conteúdo – básico para o estudo em Computação – mais prático e abrangente. Desta forma, desperta o interesse do aluno, o seu espírito de pesquisa e a busca de informações que possam torná-lo um profissional crítico e de opinião sólida. Assim, seu rendimento ao longo do curso aumenta, melhorando o seu desempenho em disciplinas mais específicas.

KVendas - Sistema de Controle de Vendas (07/2003 - 07/2004)

Equipe:    Anderson Pereira Ataídes e Heitor Augustus Xavier Costa

O KVendas é um projeto de sistema para automatizar e facilitar o processo de vendas de uma empresa comercial. O projeto tem por base o funcionamento de uma empresa, onde ele deverá ser implantado de acordo com que seus módulos forem sendo desenvolvidos. A empresa já conta com um sistema comercial completo, que contempla as vendas propriamente ditas, o controle de estoque, contas a pagar e receber e a contabilidade.

Apesar de bastante completo, o sistema atual apresenta falhas de execução, provavelmente pela linguagem e modo de acesso aos dados. O sistema foi feito em uma linguagem de acesso a banco de dados e funcionou sem nenhum problema durante aproximadamente 8 anos. De uns tempos pra cá, ele apresenta travamentos, corrupção de dados e falha na contagem do estoque. Acredito que este sistema, por mais bem elaborado que tenha sido, não está suportando o volume de transações requeridos pela empresa. A primeira tentativa de elaborar um projeto alternativo ao sistema atual foi feita em 2000, quando foi desenvolvido um protótipo. Este sistema foi implantado em outra empresa, mas apresentou problemas de performance, por exemplo, ficou muito pesado para as máquinas que a empresa dispunha na época.

Recentemente, preocupado com a freqüencia de divulgações sobre processos antipriataria, resolveu-se utilizar a plataforma Linux, software livre. Como a mudança de plataforma, surgiu a necessidade de elaborar um projeto alternativo para o sistema. O KVendas é o pontapé inicial no processo de migração do sistema. Ele vai atuar exclusivamente no processo de vendas, deixando outras funcionalidades (estoque, financeiro, contabilidade, etc) para o sistema atual. Depois do KVendas pronto, o próximo passo seria o controle de estoque, com qual o KVendas interage, já que depende das quantidades para elaborar as vendas.

Camaleão: Um Software para Segurança Digital utilizando Esteganografia (03/2003 - 02/2004)

Equipe:    Bruno Silva de Oliveira, Anderson de Rezende Rocha, Heitor Augustus Xavier Costa e Lucas Monteiro Chaves

Esteganografia é a arte e a ciência de se comunicar através do ocultamento da existência das mensagens. Ao contrário da criptografia, onde ao inimigo é permitido detectar, interceptar e modificar as mensagens sem ser capaz de violar certas premissas de segurança garantidas pelos criptosistemas, o objetivo da esteganografia é esconder mensagens dentro de outras mensagens aparentemente inocentes. Procura-se impedir que um inimigo, ao detectar uma mensagem inocente não suspeite da existência de uma mensagem mais importante escondida. Diante dos fatos ocorridos nos últimos tempos, algumas restrições foram impostas às formas de comunicação digital. Dentre elas, figura-se o uso controlado da criptografia. Além disso, existe uma constante busca por meios que permitam o controle da pirataria nos mais diversos meios eletrônicos.

Diante de tal cenário como manter o direito à privacidade sem infringir a lei? Ou ainda: como restringir a pirataria? As respostas estão na esteganografia digital. Deste modo, neste projeto, propõe-se um estudo mais detalhado sobre as principais técnicas esteganográficas em uso atualmente na revolução digital. Seu potencial, suas falhas, implicações sociais e, principalmente, por que a esteganografia figura-se não como um meio que irá suplantar a criptografia mas como uma forma de complemento dessa. Ademais, propõe-se a implementação de duas ou mais destas técnicas para servir como ferramentas didáticas ao público interessado. Finalmente, pode-se dizer que, diante dos inúmeros desafios do novo século, todas as armas devem ser conhecidas.

Carteira de Trabalho On-Line (03/2003 - 02/2004)

Equipe:    Paulo Rogério de Souza Rocha, Heitor Augustus Xavier Costa e Reginaldo Ferreira de Souza

Uma das grandes dificuldades na contratação de um trabalhador por uma empresa está na falta de informação que há sobre os empregos anteriores do trabalhador devido a perdas ou roubos do único documento que retrata estas informações, de maneira ainda não muito detalhada: a Carteira de Trabalho. Hoje, uma outra forma de se obter tais informações é através da Previdência Social. Uma solução proposta na tentativa de solucionar, ou mesmo amenizar, este problema é a construção de um produto de software, Carteira de Trabalho On-Line, que está baseado na seguinte idéia: ao procurar emprego, o trabalhador fornece o número de sua carteira de trabalho. O futuro empregador, através da internet, acessa o site do produto de software e digita os números da carteira de trabalho no campo especificado. Ele tem como retorno todas as informações dos  locais onde o dono da carteira de trabalho trabalhou, as suas funções exercidas, os motivos de sua saída (demissões) e, se possível, alguns comentários a respeito de seu trabalho.

Desenvolvimento de uma Interface de Acesso a Informações em Diferentes SGDBRs (03/2003 - 02/2004)

Equipe:    Daniela de Souza Machado e Heitor Augustus Xavier Costa

A memória volátil do computador (memória principal), embora seja de acesso rápido, tem capacidade de armazenamento limitada sendo bem menor do que a memória não volátil (memória secundária). A limitação faz com que raramente seja possível armazenar todas as informações necessárias para o produto de software trabalhar. Devido a essa limitação e a necessidade de dar continuidade ao trabalho, utilizando as informações processadas anteriormente, surge a necessidade de utilizar o armazenamento de informações em disco.

Sendo assim, se faz necessário a persistência de informações que podem estar armazenadas em, basicamente, dois tipos de meio persistente: i) arquivo, do sistema operacional, e ii) banco de dados. Em geral, o meio de persistência que é mais amplamente utilizado é o banco de dados. Na literatura, encontram-se diversas referências que tratam a persistência utilizando o Banco de Dados Relacional (BDR). Os dados armazenados em um BDR são gerenciadas por um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGDBR). É muito comum encontrar nas organizações o uso de BDR devido a vários aspectos, entre eles: i) grande investimento na tecnologia relacional; ii) dados armazenados por sistemas legados; iii) características das aplicações (de um modo geral) são transacionais; iv) confiabilidade; v) mão-de-obra especializada; vi) pleno entendimento de como funciona a tecnologia relacional; e vii) aplicações que não utilizam outro paradigma precisam acessar os dados.

Desta forma, para que os usuários possam ter acesso às informações gerenciadas por um determinado SGDBR, de uma forma mais amigável, é necessário um produto de software presente no SGBDR. Porém, devido à grande variedade de SGBDRs existentes no mercado e, conseqüentemente, devido às diferenças presentes em sua implementação, limitações podem ser observadas ao utilizar um produto de software de um SGBDR para recuperar informações gerenciadas em um outro SGBDR. Tendo em vista estas limitações, surge a necessidade de construir um produto de software cujo interface seja fácil de usar (questão de usabilidade de interface) e que permita um acesso transparente às informações presentes em diferentes SGBDRs.

Assim sendo, o objetivo deste projeto é a construção de um produto de software que estabeleça uma interface entre o usuário e os SGBDRs. Inicialmente, para o desenvolvimento deste projeto são considerados alguns dos SGBDRs mais  popularmente conhecidos (MySQL, Oracle e SQLServer), bem como o Microsoft Access. O processo de interação entre o usuário e o produto de software desenvolvido é realizado da seguinte forma: uma vez o usuário escolheu por um destes SGBDRs, é apresentada uma interface que contém uma relação de todas as tabelas (relações) presentes neste SGBDR e, por conseguinte, o usuário poderá ter acesso a quaisquer informações (atributos) de uma determinada tabela, gerando visões de uma tabela.

 

[Voltar]        [e-mail]